quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Sala com luz natural 


A nova moda é comprar móveis flexíveis, que se adaptam a diferentes usos ou variam sua forma. A intenção dos designers contemporâneos é, cada vez mais, criar móveis que poderão se encaixar em diferentes cômodos.

Entretanto, o modo de vida atual pede que a estrutura da casa também seja mais flexível, diz o arquiteto Guto Requena, de São Paulo. Apresentador do programa sobre decoração Nos Trinques, ele é autor de uma pesquisa de mestrado sobre como as mudanças na sociedade, inclusive as tecnológicas, alteram a forma de morar. Nos anos 1940, 80% dos lares brasileiros eram compostos pela família nuclear, ou seja, pai, mãe e filhos; hoje, apenas 50% dos lares têm essa configuração. Apesar dessa mudança, a maioria das residências ainda apresenta o modelo clássico do que ele chama de "tripartição burguesa": divisão entre área social, íntima e de serviços. Os cômodos são compartimentados, e destinados a um uso único: sala de jantar, quarto, sala de TV...

"O mundo está muito diferente. Precisamos de ambientes que reflitam essas alterações", diz Guto. Cozinhar, por exemplo, deixou de ser apenas um serviço e passou a ser uma atividade social, algo que fazemos com os amigos. Por isso, cresce a preferência pela cozinha americana, integrada com a sala. Trabalhar em casa também é cada vez mais comum.

Veja as dicas de Guto para deixar sua casa mais flexível: